TIPOS DE APARELHO
Esse é o tipo mais comum de aparelho. Ele é caracterizado pela presença de fios, bandas e bráquetes. Além disso, esse modelo necessita do uso das borrachinhas coloridas.
A grande vantagem desse aparelho é que ele proporciona resultados bastante satisfatórios e é indicado para quase todos os tipos desalinhamento dentário.
Os aparelhos fixos estéticos se dividem entre os modelos de policarbonato, porcelana e safira. Esses tipos de aparelho têm bráquetes transparentes, o que torna o acessório quase imperceptível, principalmente a longas distâncias. Vamos conhecer a diferença entre cada um deles!
O aparelho de policarbonato é confeccionado com uma resina plástica. Seus bráquetes são maiores do que dos outros modelos estéticos e também, menos resistentes. Suas peças têm a cor branca e como o fixo metálico, ele também precisa das borrachinhas, mas nesse caso, elas precisam ser brancas, para tornar o aparelho mais discreto.
O aparelho de porcelana apresenta uma cor branca e leitosa. Seus bráquetes são menores do que o modelo de policarbonato e também, mais resistentes. Também necessita do uso das borrachinhas e seu custo é mais alto do que o fixo de policarbonato. Uma das principais vantagens desse aparelho é que suas pecinhas não mudam de cor com o passar do tempo.
O aparelho de safira é o campeão dos três no quesito discrição, mas em contraponto, é o modelo com custo mais elevado. Suas peças são confeccionadas com porcelana monocristalina e por isso, se parecem com o vidro. Então, elas se misturam facilmente a cor dos dentes do paciente, tornando seu uso quase imperceptível. Apesar de os modelos estéticos serem mais caros do que o aparelho metálico, o custo-benefício vale a pena, pois além de serem mais discretos, esses aparelhos ainda facilitam a higiene bucal do paciente durante o tratamento ortodôntico. Entre os três, o de safira é o mais caro e o de policarbonato, o de custo menos elevado.
O modelo autoligado também é confeccionado em metal, mas ele não necessita das borrachinhas coloridas. Isso porque o fio ortodôntico é preso diretamente no bráquete, o que torna seu uso mais confortável e discreto. Outra vantagem desse aparelho é que seus bráquetes são pequenos se comparados ao modelo convencional. Além disso, ele é mais efetivo do que os outros, o que torna o tratamento bem mais rápido. O melhor de tudo é que há a versão de aparelho autoligado estético, de porcelana e safira.
O aparelho lingual, também conhecido como aparelho invisível, é idêntico ao modelo fixo tradicional. É confeccionado em material metálico e tem fios e bráquetes, além de necessitar do uso de borrachinhas. A única diferença é que ele é colado na parte interna dos dentes, e isso possibilita que o paciente faça todo o tratamento sem que ninguém perceba que ele usa aparelho. O aparelho lingual corrige diversos problemas, mas como sua higienização é mais complexa, ele é mais indicado para pessoas que praticam esportes de alto impacto, como futebol e luta. Isso porque ele diminui os riscos de lesão no caso de o atleta receber uma pancada, por exemplo.
Os alinhadores transparentes — também conhecidos como “aparelho invisível” —, são um dos modelos mais modernos existentes atualmente. Eles são confeccionados com a ajuda de softwares específicos, sob medida, de acordo com a arcada dentária do paciente.
Dessa forma, eles se encaixam com perfeição na boca do paciente e por isso, seu uso é praticamente, imperceptível. Esse tipo de aparelho não exige que o paciente vá ao consultório com tanta frequência, pois a troca dos alinhadores — que são responsáveis pela movimentação dos dentes — é feita em casa mesmo, de acordo com as orientações do dentista. Além disso, os alinhadores transparentes são removíveis e devem ser retirados na hora das refeições e do higiene bucal.
O aparelho invisível é bastante confortável, o que faz com que o investimento valha a pena, mesmo que o modelo seja mais caro que os demais. Esse modelo é indicado para casos mais simples de desalinhamento dentário.
PROCEDIMENTO DE ESTÉTICA DENTAL
É a técnica que utiliza agentes clareadores para recuperar a cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida em decorrência de diferentes fatores, ou promover o clareamento dos dentes originalmente escurecidos.
Esse procedimento estético é realizado pelo cirurgião-dentista, o qual aplica um produto sobre os dentes que clareia a coloração dos mesmos.
A maior parte desse tratamento é realizada pelo próprio paciente, o qual coloca o agente químico dentro de uma moldeira adaptável aos dentes. Estes materiais são fornecidos pelo cirurgião-dentista, que orienta e supervisiona o tratamento por meio de visitas periódicas do paciente ao consultório. Em média, o clareamento dental caseiro dura 14 dias e é frequentemente escolhido por ser menos agressivo.
Neste procedimento, o dentista aplica sobre os dentes um agente químico oxidante potente. Para evitar queimaduras na gengiva, lábios e bochechas, é usado um protetor interno. Sobre o clareador é aplicada uma fonte de energia ativadora, que pode ser luz halógena ou determinados tipos de laser que intensificam o branqueamento. Dessa forma, o paciente consegue dentes brancos em apenas uma sessão.
O que é lente de contato dental?
Lente de contato dental consiste em um laminado extrafino que é colado sobre a superfície externa dos dentes. Por ser muito fina, se assemelha com a lente de contato ocular, daí o motivo de ter recebido esse nome.
A prótese total, mais conhecida como “dentadura” é aquela utilizada para os casos em que o paciente perdeu todos ou a maior parte de seus dentes. Nestes casos, é confeccionada uma estrutura móvel em que os dentes são substituídos por dentes de acrílico, conforme o formato, a cor e o tamanho dos dentes naturais do paciente. Em matéria de benefícios, esse tipo de prótese costuma ser de fácil instalação, porém muitos se sentem inseguros com a possibilidade de cair ou mesmo perder a prótese. No quesito higienização, esse tipo de prótese também demanda cuidados especiais.
Quando o paciente conta com um bom número de dentes remanescentes, recomenda-se a adoção de uma prótese parcial removível. Neste tipo de prótese não é necessário a extração ou o desgaste dos dentes remanescentes, além de contar com uma fácil manutenção. Sua instalação é feita a base de conectores, grampos e selas que garantem a segurança fazendo com que a prótese não caia com a movimentação natural da boca.
De acordo com uma classificação dos dentes remanescentes, a prótese terá um determinado desenho. Em geral, esse tipo de prótese é confeccionado com ligas de cobalto e cromo.
Popularmente conhecida como “coroa” ou “ponte”, esse tipo de prótese pode ser unitária quando um dente, por exemplo, é destruído pelo agravamento de uma cárie. Nos casos, onde a coroa do dente é inutilizada, o dentista deve realizar o tratamento de canal para depois cimentar a prótese unitária. Nos casos onde o dente já passou por diversas restaurações, não é necessário o tratamento de canal, apenas o desgaste do dente para que seja feita uma coroa nova com um material cerâmico.
Nos casos onde a prótese fixa é parcial, os dentes remanescentes são utilizados como pilares para a colocação da prótese.
Prótese flexível Esse tipo de prótese surgiu como uma alternativa às tradicionais próteses removíveis. Com uma resina flexível, não existe mais a necessidade de grampos e estruturas necessárias às próteses tradicionais. Em geral, esse tipo de prótese é recomendada para pacientes idosos, para fazerem o papel de uma prótese provisória em casos de reabilitação. Porém uma avaliação criteriosa do cirurgião dentista deve ser feita antes de se definir qual prótese deve ser adotada.
Implante retentor da prótese fixa
Os implantes dentários são aqueles instalados diretamente sobre o osso maxilar para então receber a prótese. Eles funcionam como um substituto das raízes naturais dos dentes, fazendo o papel de retentores da prótese. Implantes são recomendados para os casos em que não é possível a utilização da prótese removível ou que ela se torna muito incomoda para o paciente.
Os implantes dentários podem ser feitos de cerâmica ou acrílico, o que confere aos dentes artificiais um aspecto muito parecido com os dentes naturais. A desvantagem desse tipo de prótese é a higienização. Embora seja elas se pareçam bastante com os dentes naturais, o processo de limpeza não é tão simples quanto o da prótese removível. Por isso, nesses casos, o paciente deve visitar regularmente o seu dentista para fazer a limpeza.
A vantagem é que, como a prótese fica fixa, muitos pacientes se sentem mais seguros e confiantes com ela.
Perceber que você tem uma cárie e não tratar dessa lesão é uma atitude errada para sua saúde bucal. Essa bactéria acaba atingindo a polpa dentária (mais conhecida como o nervo do dente), podendo, até mesmo, causar a perda do elemento. Para não chegar a este ponto, o melhor a ser feito é procurar um especialista em endodontia. "Ele é altamente capacitado a abrir o dente e remover a polpa dentária que foi contaminada pela cárie ou por algum tipo de fratura".
Depois de retirar a parte nervosa do dente, ele realiza o selamento da raiz para certificar que nenhum outro microrganismo possa tomar conta daquela parte interna. Além de tratar lesões cariosas profundas, a endodontia é focada em corrigir fraturas e traumas dentários, visando sempre a manutenção do dente.
“A endodontia automatizada proporciona redução do tempo clínico de tratamento além de trazer recursos que melhoram a qualidade e o resultado final do tratamento”. Utilizando instrumentação automatizada, ou seja, a instrumentação dos canais radiculares pelo uso combinado de técnicas e limas especiais de níquel-titânio que podem ser empregadas em movimentos oscilatórios ou rotatórios em equipamento específico para esta determinada técnica, ganha-se tempo e qualidade no tratamento endodôntico. “Além da economia de tempo para a instrumentação, essas limas possuem maior conicidade, proporcionando uma descontaminação do canal mais eficiente através da remoção de maior quantidade de dentina contaminada”
O QUE É ORTODONTIA?
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
Confira os depoimentos de nossos clientes